• -
  • -
  • -

Performance e Compromissos ESG

A AES Brasil acredita que seu modelo de negócios contribui diretamente de forma positiva para os principais desafios socioambientais da sociedade. Nesse sentido, a Companhia estabeleceu um conjunto de compromissos e metas para a gestão ESG – sigla em inglês que significa o gerenciamento de aspectos, riscos e oportunidades ambientais (Environmental), sociais (Social) e de governança corporativa (Governance). Os Compromissos ESG 2030 têm como ponto de partida os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e os compromissos e metas foram definidos com base em três temas principais: Mudanças Climáticas, dentro do pilar de meio ambiente; Diversidade, Equidade e Inclusão, em social; e Ética e Transparência em governança.

Saiba mais sobre a nossa Estratégia ESG e principais destaques da Companhia clicando aqui

Confira nosso Relatório de Performance ESG com as principais informações sobre como gerenciamos nossos negócios para promover impactos positivos e contribuir com o desenvolvimento sustentável.

Clique aqui para acessar a planilha com os principais indicadores ESG.

Adicionalmente, a AES Brasil reporta seu desempenho e práticas nos questionários de Mudanças Climáticas e Segurança Hídrica do CDP (Carbon Disclosure Program), iniciativa de referência na avaliação de empresas em relação aos seus riscos, oportunidades e impactos ambientais, além do reconhecimento das líderes em transparência e ação ambiental. Em 2023, além de garantir a manutenção do score B em Segurança Hídrica, a Companhia alcançou a nota A- em Mudanças Climáticas, elevando-a à posição de Liderança neste assunto.

A Companhia também elabora, anualmente, seu Inventário de Emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE), com base na metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol e em controles operacionais internos. O relatório consolida todas as unidades em operação – hidrelétricas, solares e eólicas, além dos escritórios – e é auditado por terceira parte independente. Em 2022 recebeu, pela sexta vez consecutiva, o Selo Ouro do GHG Protocol referente ao ciclo de 2021, o nível mais alto de qualificação.