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Administração, Conselhos e Comitês

Conselho de Administração

A AES Brasil é administrada por um Conselho de Administração, responsável pelo planejamento e pelas questões estratégicas da empresa. De acordo com o Estatuto Social, o Conselho de Administração é composto por no mínimo cinco membros e no máximo onze membros efetivos, mantendo-se sempre que possível um número ímpar de membros, todos eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral, para um mandato unificado de dois anos, sendo permitida a reeleição. Os membros do Conselho de Administração permanecerão no exercício de seus cargos até a eleição e posse de seus sucessores. Nos termos do Regulamento do Novo Mercado, no mínimo dois ou 20% dos membros do Conselho de Administração, o que for maior, deverão ser conselheiros independentes.

Bernerd Raymond da Santos Ávila

Conselheiro Efetivo

Eleição

27/04/2023

Posse

28/04/2023

Mandato até

Até AGO de 2025

Eleito pelo Controlador

Sim

Eleição

27/04/2023

Posse

28/04/2023

Mandato até

Até AGO de 2025

Eleito pelo Controlador

Sim

Bernerd Raymod Da Santos Ávila é membro efetivo do conselho de administração da Companhia desde janeiro de 2016. É bacharel Cum Laude em Administração de Empresas e Administração Pública pela Universidad José Maria Vargas, com pós-graduação Cum Laude em Gerência de Negócios e em Finanças, MBA Cum Laude pela Universidad José Maria Vargas e concluiu o Programa Avançado no Instituto de Estudios Superiores y de Administración (IESA) em Caracas, bem como o Programa de Liderança da AES na Darden School. Atualmente é: (i) Diretor Vice-Presidente Financeiro do grupo AES na América Latina e África desde julho de 2005; (ii) Diretor Executivo de Finanças da AES Global Utility, desde outubro de 2011;(iii) Presidente do conselho de administração da AES Uruguaiana Empreendimentos S.A.; e (iv) membro do conselho de administração das empresas Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A., AES Tietê Energia S.A., AES Gener S.A. (companhia aberta), Companhia de Alumbrado Electrico de San Salvador (CAESS), Empresa Electrica de Oriente (EEO), Companhia de Alumbrado Electrico de Santa Ana, Eletricidad de La Plata (EDELAP), AES Chivor & Cia S.C.A. E.S.P. (companhia aberta), AES Sonel e Dayton Power & Ligth, companhias cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica. Possui 25 anos de experiência em finanças corporativas internacionais no setor de serviços de geração, transmissão e distribuição na América Latina e, recentemente, na África. Além dessas, também exerceu a posição de: (i) Diretor Financeiro e Controller na Venezuela, El Salvador e Colômbia, de maio de 2000 a junho de 2005; e (ii) membro suplente do conselho de administração da Companhia de abril de 2009 a abril de 2015. Bernerd Ávila não tem qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.

Charles Lenzi

Conselheiro Efetivo (Membro Independente*)

Eleição

27/04/2023

Posse

28/04/2023

Mandato até

Até AGO de 2025

Eleito pelo Controlador

Sim

Eleição

27/04/2023

Posse

28/04/2023

Mandato até

Até AGO de 2025

Eleito pelo Controlador

Sim

Charles Lenzi é o atual Presidente Executivo da ABRAGEL – Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa. É graduado em engenharia elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS em 1981, com especialização em Automação Industrial pela UNICAMP em 1987 e mestrado em Administração de Empresas pela PUCRS em 2015. Possui MBA em Finanças pela Universidade de Caxias do Sul (1998) e em Planejamento Estratégico e Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (1999). Participou do Global Executive Leadership Retreat da Georgetown University em 2017 e do Leardership Development Program da Darden Business School na Universidade de Virgínia em 2006. Em 2007 participou do Programa de Gestão Avançada – PGA da Fundação Dom Cabral-INSEAD. Em 2016 cursou a formação para Conselheiros de Administração do IBGC. Nos últimos anos Charles atuou como Diretor Presidente da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. (companhia aberta atuante no setor elétrico) de abril/2016 a dezembro/2018 e Diretor Vice-Presidente da AES Tietê Energia S.A. (companhia aberta atuante no setor elétrico) de abril/2016 a novembro/17. Adicionalmente, Charles atuou como Diretor Executivo do Grupo Stefani (de 2008 a 2010) e entre 1998 e 2008 ocupou diversas posições no Grupo AES no Brasil na Índia e na Venezuela. Charles Lenzi não tem qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.

Denise Duarte Damiani

Conselheira Efetiva (Membro Independente*)

Eleição

27/04/2023

Posse

28/04/2023

Mandato até

Até AGO de 2025

Eleito pelo Controlador

Sim

Eleição

27/04/2023

Posse

28/04/2023

Mandato até

Até AGO de 2025

Eleito pelo Controlador

Sim

Denise Damiani é engenheira de sistemas graduada pela Universidade de São Paulo em 1982, possui mestrado em administração de empresas (MBA Executive Program) pela Harvand Business School e pelo International Institute for Management Development (IMD), em 1996 e 2007, respectivamente, com pós-doutorado em Biologia Cultural pelo Instituto Matriztico Chile. Desde 2000 vem atuando como conselheira de administração em empresas como ITAU S.A., Accenture, Bain&Co, Brasilata, Química Amparo, Educando Worldfund, Premix. Em posições executivas exerceu as seguintes funções: (i) sócia da Accenture de 1996 a 2010; (ii) vice-presidente estatutária da Itautec S/A de 2010 a 2011; e (iii) sócia da Bain &Co de 2012 a 2015. Atuou também como como CDO (chief diversity officer) da Accenture e como membro dos comitês de estratégia e inovação das empresas Accenture, Bain&Co, Química Amparo e Brasilata. É fundadora e diretora estatutária da ONG Mulheres do Brasil e atua também como professora convidada no curso de empreendedorismo da Universidade de São Paulo. Denise Duarte Damiani não tem qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.

Jeffrey Kenneth MacKay

Membro Efetivo

Eleição

27/04/2023

Posse

28/04/2023

Mandato até

Até AGO de 2025

Eleito pelo Controlador

Sim

Eleição

27/04/2023

Posse

28/04/2023

Mandato até

Até AGO de 2025

Eleito pelo Controlador

Sim

Originário dos Estados Unidos, o Sr. MacKay possui formação em Ciências Políticas pela Dartmouth College, e Educação Executiva em Administração de Empresas pela University of Virginia’s Darden School of Business e pelo Instituto Centroamericano de Administración de Empresas (INCAE) Business School. Desde 2004 no grupo AES, ocupou vários cargos de liderança na área financeira nos EUA e na América Latina. Fez parte da equipe que estabeleceu o centro financeiro do Panamá em 2008 e o centro financeiro de Indianápolis em 2013. Em seus vários cargos de liderança, executou diversos financiamentos e participou ativamente nas várias compras e vendas de ativos e outras transações estratégicas que ajudaram a moldar os atuais portfólios dos EUA e México, América Central e Caribe (“MCAC”). O Sr. MacKay, desde abril de 2022, vem expandindo suas responsabilidades atuais como CFO da MCAC para também como CFO da Eurásia e lidera a área de Estratégia e Gestão de Portfólio para a unidade operacional de Negócios Internacionais. Antes de suas funções atuais, atuou como Tesoureiro e Diretor de Fusões e Aquisições da MCAC.

Francisco Jose Morandi Lopez

Presidente do Conselho de Administração

Eleição

27/04/2023

Posse

28/04/2023

Mandato até

Até AGO de 2025

Eleito pelo Controlador

Sim

Eleição

27/04/2023

Posse

28/04/2023

Mandato até

Até AGO de 2025

Eleito pelo Controlador

Sim

Francisco Jose Morandi Lopez é membro do conselho de administração da Companhia desde janeiro de 2016 e presidente do conselho desde março de 2022. Originário da Venezuela, o Sr. Francisco Morandi é engenheiro civil e possui pós-graduação em Finanças Corporativas, mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Metropolitana, em Caracas, além de programas de liderança executiva cursados nas Universidades de Georgetown, MIT e Escola Darden de Negócios da Universidade de Virginia, nos Estados Unidos. Desde novembro de 2020, é membro efetivo do conselho de administração da AES Brasil e Diretor Vice-Presidente Global de Estratégia Corporativa da AES Corporation desde junho de 2021, além de ser membro do conselho de administração da Brasiliana Participações, do conselho assessor da AES Colômbia desde março de 2022 e do conselho Brazil-US Business Council de Washington desde 2019. Com atuação há mais de 10 anos na AES Brasil, o Sr. Francisco Morandi possui vasto conhecimento sobre o mercado financeiro e de energia no Brasil, aliado a sua ampla experiência internacional, e sua contribuição no conselho de administração da Companhia auxiliará a gestão nas estratégias corporativas e financeiras da Companhia.

Franklin Lee Feder

Conselheiro Efetivo (Membro Independente*)

Eleição

27/04/2023

Posse

28/04/2023

Mandato até

Até AGO de 2025

Eleito pelo Controlador

Sim

Eleição

27/04/2023

Posse

28/04/2023

Mandato até

Até AGO de 2025

Eleito pelo Controlador

Sim

Franklin Lee Feder é graduado na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e obteve seu MBA pela IMD em Lausanne. Iniciou sua carreira profissional como consultor — Adela, Technomic, Booz, Allen & Hamilton — e depois serviu como líder de negócio através de uma relação de mais de vinte anos com a Alcoa, os últimos dez como CEO Regional para a America Latina e Caribe. Antes deste cargo, atuou como Diretor Financeiro para a região e, sediado em Nova Iorque, responsável pelo planejamento e análise financeira global da companhia. Atualmente é membro de Conselhos Consultivos ou de Administração de cinco organizações — Instituto Ethos, WRI Brasil (World Resources Institute) Brasil, Sitawi-Finanças para o Bem, Unigel S.A. e Companhia Brasileira de Alumínio-CBA. É casado, com uma filha, cidadão norte-americano com residência permanente no Brasil há mais de cinquenta anos. Nos últimos 5 anos Franklin Feder não teve qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.

Madelka Mitzuri McCalla Molinar

Conselheira Efetiva

Eleição

27/04/2023

Posse

28/04/2023

Mandato até

Até AGO de 2025

Eleito pelo Controlador

Sim

Eleição

27/04/2023

Posse

28/04/2023

Mandato até

Até AGO de 2025

Eleito pelo Controlador

Sim

Originária do Panamá a Sra. Madelka McCalla é bacharel em ciências políticas (com foco em relações internacionais) e sociologia pela McGill University, Montreal, Canadá. Além disso, possui Master of Arts em governança global e em políticas pela Universidade Técnica de Darmstadt, Alemanha. A Sra. Madelka McCalla é Vice President, Global Stakeholder Relations and Social Impact da AES. Antes dessa posição, a Sra. Madelka McCalla atuou como Director of Global Stakeholder Relations da AES para a Europa, Oriente Médio e África (EMEA). A Sra. Madelka McCalla tem profundo conhecimento e experiência em relações governamentais, stakeholders e desenvolvimento de modelos de negócios que criam valores empresariais e sociais. A Sra. Madelka McCalla apoiará o conselho na orientação da administração para ampliar e aprofundar os relacionamentos com as partes interessadas locais e globais e identificar novos modelos de negócios que criem valor econômico e social.

Mauro Gentile Rodrigues da Cunha

Conselheiro Efetivo (Membro Independente*)

Eleição

27/04/2023

Posse

28/04/2023

Mandato até

Até AGO de 2025

Eleito pelo Controlador

Não

Eleição

27/04/2023

Posse

28/04/2023

Mandato até

Até AGO de 2025

Eleito pelo Controlador

Não

Mauro Rodrigues da Cunha é um conselheiro independente, com mais de 27 anos de experiência em mercado de capitais e governança corporativa. Atuou de 2012 a 2019 como Presidente da AMEC – Associação dos Investidores no Mercado de Capitais. Nesta posição, liderou a associação que representa cerca de 60 investidores institucionais, com aproximadamente USD 150 bilhões investidos no mercado brasileiro de renda variável, com o objetivo de desenvolver o mercado de capitais e defender os direitos de acionistas minoritários. Antes disso, trabalhou por 18 anos em diversas gestoras de recursos, incluindo Opus, Mauá, Bradesco Templeton, Investidor Profissional, Banco Pactual e Morgan Stanley Asset Management, dentre outras. Foi ainda conselheiro (2002 a 2009) e Presidente do Conselho de Administração (2007-2009) do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança, uma das maiores instituições de governança corporativa no mundo. Desde 1999, participa de Conselhos de Administração e Conselhos Fiscais de empresas brasileiras. Em 2013 tornou-se o primeiro membro independente efetivamente eleito por acionistas minoritários na Petrobras. Entre 2019 e 2020 atuou como Presidente do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal. Tem passagens ainda pelo conselho de empresas como Vale, brMalls, Totvs, Eletrobras, Usiminas, CESP, Mahle Metal Leve, dentre outras. Hoje atua como membro do Conselho de Administração da Embraer, onde é membro do Comitê de Auditoria, AES Brasil, onde é membro do Comitê de Sustentabilidade, Hypera Pharma e Klabin. Mauro é consultor e professor de governança corporativa, além de possuir as designações NACD.DC, CFA (desde 1997), CCA+/CC+ (IBGC), CGA (Anbima) e CNPI (Apimec).

Juan Ignacio Rubiolo

Conselheiro Efetivo

Eleição

27/04/2023

Posse

28/04/2023

Mandato até

Até AGO de 2025

Eleito pelo Controlador

Sim

Eleição

27/04/2023

Posse

28/04/2023

Mandato até

Até AGO de 2025

Eleito pelo Controlador

Sim

Originário da Argentina e atualmente com domicílio profissional no Panamá, o Sr. Juan Ignacio Rubiolo, administrador de empresas, possui mestrado em Gestão de Projetos pela Universidade de Quebec, no Canadá, e bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Austral na Argentina. Também realizou programas de liderança e negócios executivos na University of Virginia Darden School of Business. Em 2018, foi nomeado presidente da AES no México, América Central e Caribe. Nessa função, trabalha em parceria com líderes regionais, reguladores, clientes e comunidades para transformar a matriz energética de economias inteiras e fornecer soluções mais sustentáveis e inteligentes para atender às crescentes necessidades de energia. O Sr. Rubiolo tem experiência comprovada em desenvolvimento de negócios, gestão de risco e estratégia comercial, e combina seu conhecimento do setor de energia com os recursos globais da AES e expertise local para acelerar a transição responsável para a energia sustentável.

Eduardo Klingelhoefer de Sá

Conselheiro Efetivo (Membro Independente*)

Eleição

27/04/2023

Posse

28/04/2023

Mandato até

Até AGO de 2025

Eleito pelo Controlador

Não

Eleição

27/04/2023

Posse

28/04/2023

Mandato até

Até AGO de 2025

Eleito pelo Controlador

Não

Eduardo Klingelhoefer de Sá é engenheiro mecânico formado pela UFRJ (1986), com pós-graduação em economia pela mesma universidade (1994) e com MBA pela Universidade de Warwick, Inglaterra. Foi head de fundo de investimento do BNDES, onde ingressou em 1985 e ocupou diversas posições até se aposentar em 2018. Nos últimos cinco anos ocupou, além das funções já citadas, a posição de: (a) coach de profissionais juniores; e (b) Membro do Conselho de Administração da Amata S.A. (2018-2020). É autor do livro “Fragmentos de Minhas Memórias” (2021) e participou do projeto Fundo Amazônia (2013-2018).

María Paz Teresa Cerda Herreros

Vice-Presidente do Conselho de Administração

Eleição

27/04/2023

Posse

28/04/2023

Mandato até

Até AGO de 2025

Eleito pelo Controlador

Sim

Eleição

27/04/2023

Posse

28/04/2023

Mandato até

Até AGO de 2025

Eleito pelo Controlador

Sim

Originária do Chile, a Sra. Cerda possui formação em Direito pela Pontificia Universidad Católica de Chile, e Master of Laws (LLM) em Direito Comercial e Societário pela London School of Economics and Political Science. Desde agosto de 2018 ocupa o cargo de Vice President of Legal Affairs and Corporate Secretary do Conselho de Administração da AES Andes S.A. Durante os últimos 15 anos, a Sra. Cerda esteve focada no desenvolvimento, construção e operação de projetos de energia e recursos naturais. A Sra. Cerda tem sido considerada uma das advogadas líderes no setor de energia do Chile, tendo se destacado entre as 100 líderes femininas naquele país. Adicionalmente, desde 2017 atua como mentora da WoomUp, dedicada a incentivar outras mulheres nos setores público e privado para crescer profissionalmente.

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal da Companhia tem funcionamento não permanente e, quando instalado, deverá ser composto por no mínimo três e no máximo cinco membros efetivos e respectivos suplentes, com mandato de um ano, eleitos em Assembleia Geral, que também estabelecerá a respectiva remuneração, sendo admitida a reeleição. O Conselho Fiscal se instalará somente a pedido de acionistas nos termos da lei e terá as atribuições e os poderes conferidos por lei. O Conselho Fiscal encontra-se instalado, conforme Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária realizada em 27 de abril de 2023, com 3 membros efetivos e igual número de suplentes.

Tiago Brasil Rocha

Conselheiro Efetivo

Eleição

22/04/2024

Posse

23/04/2024

Mandato até

Até AGO* de 2025

Eleito pelo Controlador

Sim

Eleição

22/04/2024

Posse

23/04/2024

Mandato até

Até AGO* de 2025

Eleito pelo Controlador

Sim

Tiago Brasil Rocha é (i) membro suplente do Conselho Fiscal do Banco do Brasil e da Klabin; (ii) fundador da Build from Scratch, empresa voltada para crescimento de novas tecnologias de impacto sustentável, especialmente scale up e start ups ligadas a economia de baixo carbono e finanças sustentáveis; (iii) sócio do evento Greentech Business e da plataforma global www.greentechbusiness.com; (iv) co-fundador do fundo Greentech Angels, e (v) head do Alumni da Said Business School – Oxford University na Inglaterra. É graduado em administração de empresas pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em economia pela Universidade de São Paulo, mestre em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA Executivo pela Oxford University – St. Catherine’s College.

Nos últimos cinco anos ocupou, além das funções já citadas: (a) executivo da área financeira e de relações com investidores da Klabin S.A, e (b) membro do Conselho de Administração da Gotchosen Inc – Orlando.

João Henrique Ballstaedt Gasparino da Silva

Conselheiro Suplente

Eleição

22/04/2024

Posse

23/04/2024

Mandato até

Até AGO* de 2025

Eleito pelo Controlador

Sim

Eleição

22/04/2024

Posse

23/04/2024

Mandato até

Até AGO* de 2025

Eleito pelo Controlador

Sim

João Henrique Ballstaedt Gasparino da Silva, bacharel em direito pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis – FCSF – CESUSC, pós-graduado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET, em direito tributário, LLM – Direito Tributário e Contabilidade Tributária com previsão de conclusão neste ano, IBGC – Conselho Fiscal na Prática, com experiência profissional no escritório de advocacia Gasparino, Roman, Sachet, Barros & Marchiori Sociedade de Advogados (2012 – presente) como sócio responsável pela base do escritório localizada no Rio de Janeiro com atuação focada na área tributária (assessoria, consultoria e contencioso), estagiário nas Centrais Elétricas de Santa Catarina – CELESC (2007-2009) com atuação exclusivamente na área tributária, conciliador voluntário no Juizado Especial Criminal de Florianópolis/SC (06/2006 a 12/2006), como também exerce as atividades de palestrante em seminário anual de temas tributários e fiscais da Oi (2016-2017) e na Reunião Associação Brasileira de Estudos Tributários das Empresas de Telecomunicação – ABETEL.

Lidiano Santos

Conselheiro Efetivo

Eleição

22/04/2024

Posse

23/04/2024

Mandato até

Até AGO* de 2025

Eleito pelo Controlador

Não

Eleição

22/04/2024

Posse

23/04/2024

Mandato até

Até AGO* de 2025

Eleito pelo Controlador

Não

Lidiano de Jesus Santos é contador no BNDES desde 2010 e, atualmente, atua como analista no Departamento de Políticas Financeiras, cuidando de temas relacionados a projeções e simulações financeiras, com foco em políticas de rentabilidade e de capital. É formado em Contabilidade pela Universidade do Grande Rio (2009), com Especialização em Contabilidade Financeira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e Mestrado em Contabilidade pela mesma Instituição (2013). Possui certificação internacional em IFRS pela Association of Chartered Certified Accountants (ACCA) e, atualmente, realiza Mestrado em Administração de Empresas pela Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio). Nos últimos cinco anos ocupou, além das funções já citadas, as posições de: (a) Chefe do Departamento de Administração de Recursos Humanos (b) Membro do Conselho de Fiscal do Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES, (c) Gerente no Departamento de Controladoria, e (d) membro do Conselho Fiscal da AES Brasil Energia S.A.

Newton Akira Fukumitsu

Conselheiro Suplente

Eleição

22/04/2024

Posse

23/04/2024

Mandato até

Até AGO* de 2025

Eleito pelo Controlador

Sim

Eleição

22/04/2024

Posse

23/04/2024

Mandato até

Até AGO* de 2025

Eleito pelo Controlador

Sim

Newton Akira Fukumitsu é diretor do Núcleo de Soluções da Arteris S.A., desde 2021. É técnico em Contabilidade pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP, bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo – FACESP, com Pós-graduação em Controladoria e Auditoria pela Universidade Ibirapuera – UNIB, MBA Executivo em Finanças Corporativas – IBMEC/SP, MBA Executivo em Gestão Corporativa do Negócio de Energia pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, especialização em International Financial Report Standards – IFRS pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – FIPECAFI, e MBA em Gestão de Centro de Serviços Compartilhados – SENAI/SC.

Nos últimos cinco anos ocupou, além das funções já citadas, exerceu a função de: (i) membro suplente do conselho fiscal da AES Eletropaulo S.A.; (ii) Superintendente e Gerente de Soluções Compartilhadas da Arteris S.A. (iii) membro suplente dos Conselhos Fiscais da Companhia, AES Tietê Energia e Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A.

Raimundo Cláudio Batista

Conselheiro Efetivo

Eleição

22/04/2024

Posse

23/04/2024

Mandato até

Até AGO* de 2025

Eleito pelo Controlador

Sim

Eleição

22/04/2024

Posse

23/04/2024

Mandato até

Até AGO* de 2025

Eleito pelo Controlador

Sim

Raimundo Claudio Batista é sócio da Allshore Accounting & Services desde 2015 e, também, da B.TAX Consultoria

Fiscal Financeira desde 2012, e conselheiro fiscal suplente da Brasiliana Participações S.A. Possui MBA em Controladoria pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeira (FIPECAFI), e é associado e Conselheiro Fiscal Certificado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa -BGC, seção Paraná, desde 2016, e associado do IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.

Nos últimos cinco anos ocupou, além das funções já citadas, foi membro do Conselho Fiscal do IBEF para a gestão 2017 e 2018, e membro dos conselhos fiscais Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. e Brasiliana Participações S.A., AES Tietê Energia S.A. e da AES Brasil Energia S.A.

Sérgio Foldes Guimarães

Conselheiro Suplente

Eleição

22/04/2024

Posse

23/04/2024

Mandato até

Até AGO* de 2025

Eleito pelo Controlador

Não

Eleição

22/04/2024

Posse

23/04/2024

Mandato até

Até AGO* de 2025

Eleito pelo Controlador

Não

Sergio Foldes Guimarães é Doutor em Administração de Empresas pelo Instituto Coppead de Administração (2020), com tese e trabalhos publicados sobre Governança Corporativa em empresas brasileiras. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Management na McGill University (2014) e mestrado em Administração de Empresas com ênfase em finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001), além de diversos cursos de extensão em negócios internacionais e gestão em instituições como INSEAD (França) e Esade(Espanha). Concluiu o Programa International Masters Program for Managers com módulos internacionais na McGill University (Canadá), Lancaster University(Inglaterra), Renmin University(China) e Indian Institute of Management -Bangalore (India), além de cursos de extensão na  FGV e Dom Cabral no Brasil. É funcionário concursado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social desde 1993, com 18 anos de experiência em diversas posições executivas do BNDES, notadamente nas áreas de mercado de capitais, relações internacionais e captação de recursos, se destacando a posição de diretor substituto do BNDES responsável pelas áreas internacionais e de comércio exterior (2014-2016), diretor da BNDES PLC (2013-2016), superintendente da área internacional (2010-2016) e chefe de departamento na área de mercado de capitais (2005-2009). Foi ainda conselheiro de administração da Totvs SA no período de 2009 a 2017 e da Tupy SA em 2023, empresa em que ainda é membro presentemente dos comitês de finanças e estratégia.

Diretoria

Conforme definido no Estatuto Social a Diretoria da Companhia pode ser composta por no mínimo dois e no máximo oito Diretores, sendo um Diretor Presidente, um Diretor Vice-Presidente de Relações com Investidores e os demais Diretores Vice-Presidentes sem designação específica. Os membros da Diretoria Executiva desempenharão suas funções de acordo com o objeto social da Companhia, conduzindo normalmente os negócios e operações com estrita observância das disposições do Estatuto Social, das decisões das Assembleias Gerais de Acionistas e do Conselho de Administração.

Rogério Pereira Jorge

Diretor Presidente

Eleição

05/07/2023

Posse

05/07/2023

Mandato até

3 anos

Eleito pelo Controlador

Eleição

05/07/2023

Posse

05/07/2023

Mandato até

3 anos

Eleito pelo Controlador

Rogério Pereira Jorge é técnico em eletrotécnica e graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, International MBA pela FIA/USP e cursos de especialização em gestão empresarial e finanças pela University of Pittsburg e University of Virginia. Rogério trabalha no Grupo AES há 24 anos, e até recentemente exerceu a função de Vice-Presidente Comercial da Companhia. Anteriormente foi responsável por áreas técnicas, comerciais e de gestão da receita, relacionamento com o cliente e projetos estratégicos na Eletropaulo Metropolitana Eletricidade S.A. (companhia aberta). Nos últimos cinco anos, Rogério Jorge não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

José Ricardo Elbel Simão

Diretor Vice-Presidente e de Relações com Investidores

Eleição

05/07/2023

Posse

05/07/2023

Mandato até

3 anos

Eleito pelo Controlador

Eleição

05/07/2023

Posse

05/07/2023

Mandato até

3 anos

Eleito pelo Controlador

José Ricardo Elbel Simão é graduado em engenharia pela Universidade de São Paulo e mestre em administração de empresas pelo INSEAD (França), além de ter concluído cursos de pós-graduação em administração pela FGV (CEAG) e pela Universidade da California, Berkeley (Estados Unidos). Com quase 20 anos de experiencia nos setores financeiro e de infraestrutura, se juntou à AES Brasil em 2015 e desde então atuou nas áreas de estratégia e de finanças, sendo até recentemente responsável pela Diretoria de Tesouraria e Relações com Investidores da Companhia.

Carlos Renato Xavier Pompermaier

Diretor Vice-Presidente

Eleição

23/11/2020

Posse

24/11/2020

Mandato até

Até 23/11/ 2023

Eleito pelo Controlador

Eleição

23/11/2020

Posse

24/11/2020

Mandato até

Até 23/11/ 2023

Eleito pelo Controlador

Carlos Renato Xavier Pompermaier é Diretor Vice-Presidente Jurídico, Regulatório, Compliance e Auditoria Interna da Companhia desde novembro de 2020 e Diretor Vice-Presidente da AES Brasil Operações desde maio 2021. É advogado, graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, e especialista em Mercado de Capitais pela mesma Universidade, com mestrado (LLM) pela Kings College da Universidade de Londres.

Nos últimos cinco anos, ocupou, além da função citada, as posições de: (a) conselheiro de administração suplente da AES Elpa S.A.; (b) conselheiro de administração suplente da AES Tietê Energia S.A. de abril de 2018 a julho de 2019, e (c) Diretor Jurídico e de Compliance do Grupo AES Brasil.

Comitês

  • Comitê de Remuneração e Pessoas
  • Comitê de Sustentabilidade
  • Comitê de Auditoria Estatutário

O Conselho de Administração da Companhia constituiu o Comitê de Remuneração de Pessoas para assessoramento em assuntos relacionados à remuneração dos administradores, metas e plano de sucessão do Diretor Presidente, identificação e avaliação de pessoas aptas a se tornarem membros da Diretoria Executiva, dentre outras competências. O Comitê deve ser composto por 3 membros, dentre eles um conselheiro independente e um especialista em Recursos Humanos.

O Comitê de Sustentabilidade tem a missão de assessorar o Conselho de Administração na integração da sustentabilidade ao processo de gestão da companhia. O órgão propõe a estratégia e metas e também acompanha a execução das iniciativas da companhia, considerando os impactos positivos e negativos nas dimensões social, econômica e ambiental.

Possuímos o Comitê de Auditoria Estatutário (“CAE”), que atende aos requisitos do Regulamento do Novo Mercado, onde nossas ações estão listadas, bem como às práticas recomendadas pelo Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas.

O CAE é um órgão colegiado de caráter permanente e de assessoramento conforme previsto no Estatuto Social da Companhia e tem como finalidade exercer a fiscalização, controle e assessoramento dos administradores da Companhia nas atividades de sua competência.

Ricardo Bull Silvarinho

Membro - Especialista em recursos humanos

Franklin Lee Feder

Membro - Conselheiro Independente

Alberto de Miranda Santos

Membro - Especialista em recursos humanos

Rogério Pereira Jorge

Presidente do Comitê

Charles Lenzi

Membro

Eduardo Klingelhoefer de Sá

Membro

Erika Regina de Lima

Membro

Francisco Morandi

Membro

João Paulo Ribeiro Capobianco

Membro

Ricardo Voltolini

Membro

Sérgio Luiz da Silva

Membro

Mário Shinzato

Presidente do Comitê

Charles Lenzi

Membro do Comitê (Efetivo)

Denise Duarte Damiani

Membro (Efetivo)