Quem Somos
A AES Brasil é uma geradora de energia 100% renovável que investe há quase 25 anos no país. Possui portfólio diversificado, com um total de 5,2 GW de capacidade instalada, sendo 4,5 GW em operação e mais de 700 MW em construção – complexos eólicos Tucano (322 MW) e Cajuína 2 (370 MW), e parque solar AGV VII (33 MW). Além de um vasto histórico na operação de ativos renováveis, possui um elevado potencial de crescimento nos segmentos eólico e solar, com projetos em diferentes fases de evolução que poderão adicionar até 4,0 GW de capacidade instalada ao portfólio da AES Brasil, além de constante evolução e avaliação de oportunidades de M&As. O foco principal é a diligência na avaliação das oportunidades de crescimento, sempre prezando pela geração de valor aos acionistas da Companhia.
Estratégia
Nossa estratégia de ser a melhor escolha do cliente no mercado livre implica em oferecer produtos de qualidade, de acordo com as necessidades dos clientes, através da agilidade e digitalização em nossos processos. As discussões regulatórias estão avançando e indicam um cenário de maior liberalização e aprimoramento do mercado. A abertura do mercado livre de energia trará novas oportunidades de negócios e melhorias para o setor, visando a inclusão de novas tecnologias e instrumentos de aprimoramento para mitigação de riscos, acentuando a confiança de financiadores, operadores e investidores. Para fazer frente a estas mudanças, estamos preparados para oferecer produtos personalizados, promovendo as melhores soluções e experiência aos nossos clientes. Tudo isso sustentado por três direcionadores: resiliência, competitividade e responsabilidade.
Atuação
Com uma estratégia focada no crescimento e diversificação de portfólio por meio de desenvolvimento de projetos de fontes renováveis complementares à hídrica, com contratos de longo prazo e retornos consistentes, a AES Brasil cresceu de uma capacidade instalada de 2,7 GW em 2016, integralmente proveniente de fontes de energia hidrelétrica, para uma capacidade instalada total de 5,2 GW, diversificados entre fontes hidrelétrica (2.658 MW, equivalente a 51%), eólica (2.194 MW, equivalente a 43%) e solar (295 MW, equivalente a 6%). O portfólio de ativos da Companhia é composto por um total de vinte e três ativos de geração de energia hídrica, eólica e solar, sendo nove usinas hidrelétricas (UHEs), três pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), nove complexos eólicos, sendo dois em construção (Tucano e Cajuína 2), e três complexos solares, sendo dois em operação e um parque em construção (AGV VII).