Administração, Conselhos e Comitês

AES Brasil

O Conselho de Administração, para o melhor desempenho de suas funções, constituiu comitês de assessoramento para suporte no acompanhamento e deliberação de assuntos específicos, os quais são compostos por membros do Conselho, preferencialmente independentes, e, quando se entender necessário, especialistas externos.

Os Comitês adotam regimento interno próprio, aprovado pelo Conselho, por meio do qual são definidas suas atribuições, composição e forma de atuação. Além disso, os membros dos Comitês se sujeitam aos mesmos deveres dos conselheiros, conforme estabelecidos no Regimento Interno do Conselho de Administração, no Estatuto Social e regulamentação em vigor.

O Conselho de Administração da Companhia constituiu o Comitê de Remuneração de Pessoas para assessoramento em assuntos relacionados à remuneração dos administradores, metas e plano de sucessão do Diretor Presidente, identificação e avaliação de pessoas aptas a se tornarem membros da Diretoria Executiva, dentre outras competências. O Comitê deve ser composto por 3 membros, dentre eles um conselheiro independente e um especialista em Recursos Humanos.

Nome Cargo
Ricardo Bull Silvarinho Membro - Especialista em recursos humanos
Franklin Lee Feder Membro - Conselheiro Independente
Alberto de Miranda Santos Membro - Especialista em recursos humanos

O Comitê de Sustentabilidade tem a missão de assessorar o Conselho de Administração na integração da sustentabilidade ao processo de gestão da companhia. O órgão propõe a estratégia e metas e também acompanha a execução das iniciativas da companhia, considerando os impactos positivos e negativos nas dimensões social, econômica e ambiental.

Nome Cargo
Clarissa Della Nina Sadock Accorsi  Presidente do Comitê
Adriana Roccaro  Membro
Anderson de Oliveira  Membro
Franklin Lee Feder  Membro
José Antonio Martins  Membro
Julian Jose Nebreda Marques  Membro
Ricardo Voltolini  Membro
Rodrigo de Brito Porto Membro
Rodrigo Sanchez D'Elia  Membro
Rogério Pereira Jorge  Membro

Possuímos o Comitê de Auditoria Estatutário (“CAE”), que atende aos requisitos do Regulamento do Novo Mercado, onde nossas ações estão listadas, bem como às práticas recomendadas pelo Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas.

O CAE é um órgão colegiado de caráter permanente e de assessoramento conforme previsto no Estatuto Social da Companhia e tem como finalidade exercer a fiscalização, controle e assessoramento dos administradores da Companhia nas atividades de sua competência.

Nome Cargo
Mário Shinzato Presidente do Comitê
Charles Lenzi Membro do Comitê (Efetivo)
Denise Duarte Damiani Membro do Comitê (Efetivo)

AES Tiête Energia

A Companhia conta com um Conselho Fiscal que, de acordo com seu Estatuto Social, é composto por no mínimo três e no máximo cinco membros efetivos e seus respectivos suplentes. O Conselho Fiscal da Companhia é atualmente composto por cinco membros efetivos e respectivos suplentes, dos quais: dois efetivos e respectivos suplentes foram indicados pelo acionista controlador, um efetivo e respectivo suplente foi indicado pela BNDESPAR e dois efetivos e respectivos suplentes foram indicados pelos acionistas minoritários preferencialistas e ordinaristas da Companhia. Além de ter sua gestão administrativa fiscalizada pelo Conselho Fiscal, a AES Tietê Energia está preparada para suprir a The AES Corporation - sua controladora indireta norte-americana - com as informações exigidas pela Lei Sarbanes-Oxley.

Nome Cargo Data de Eleição Data de Posse Prazo de mandato Foi Eleito pelo Controlador
Alberto Irazê Ribeiro Conselheiro Suplente 31/07/2020 01/08/2020 Até AGO* de 2021 Sim
Luis Eduardo Frisoni Junior Conselheiro Efetivo 31/07/2020 01/08/2020 Até AGO* de 2021 Não
Paulo Roberto Bellentani Brandão Conselheiro Efetivo 31/07/2020 01/08/2020 Até AGO* de 2021 Não
João Henrique Ballstaedt Gasparino Conselheiro Suplente 31/07/2020 01/08/2020 Até AGO* de 2021 Não
Robert Juenemann Conselheiro Efetivo 31/07/2020 01/08/2020 Até AGO* de 2021 Sim
Mário Shinzato Presidente 31/07/2020 01/08/2020 Até AGO* de 2021 Sim
Newton Akira Fukumitsu Conselheiro Suplente 31/07/2020 01/08/2020 Até AGO* de 2021 Sim
Raimundo Cláudio Batista Conselheiro Efetivo 31/07/2020 01/08/2020 Até AGO* de 2021 Sim
Eraldo Soares Peçanha Conselheiro Suplente 31/07/2020 01/08/2020 Até AGO* de 2021 Sim

*AGO = Assembleia Geral Ordinária

 

Alberto Irazê Ribeiro é Economista, formado pela Universidade Federal do Paraná, contador, formado pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná - FESP, bacharel em Direito, formado pela Faculdade Estácio de Curitiba e com Pós-graduação em auditoria operacional e tributária pela Universidade Federal do Mato Grosso. Atualmente é: (i) sócio diretor da Alberto I. Ribeiro - Consultoria Contábil EIRELI (prestadora de serviço de auditoria, consultoria contábil e econômica, avaliação de empresas, planejamento de organização, finanças, gestão empresarial e similares) desde de 2010; (ii) Perito Contador, (iii) membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa/Paraná –IBGC desde 2015; (iv) membro efetivo do conselho fiscal das Sociedades do Grupo Zugman (Agro Pastoril Novo Horizonte S/A, Laminados e Compensados Lavrasul S/A, Lavradora Racional de Madeiras Lavrama S/A, Brascomp Compensados do Brasil S/A, Esinco Imóveis S/A, Participações Rio Anapu Ltda, Itauba Comercial Exportadora Ltda, Transportes e Consignações Ize Ltda) desde 30/04/2011 até a presente data; (v) membro efetivo do Conselho de Administração do Grupo Noster (Grupo paranaense composto por diversas empresas – (revenda de veículos - COPAVA Veículos Ltda, empresas de transportes urbano e metropolitano - Auto Viação Santo Antônio Ltda e Auto Viação Santo Angelo Ltda, construtoras - Víncere Construções Ltda e Tanguá Construtora Ltda, usinas hidrelétricas/PCHs e empreendimentos diversos) desde 01/07/2013 até a presente data; (vi) Diretor Executivo (CEO) do Grupo SOPACO - Sociedade Paraná Comercial Ltda (grupo paranaense composto por 8 empresas operacionais nos ramos de fabricação de fósforos - Cia. de Fósforos Paraná S/A, revenda de veículos - Cia. Metropolitana de Automóveis Ltda, Le Lac Distribuidora de Veículos Ltda e Cia. Moto Agrícola Campo Real, reflorestamento - Sociedade Paranaense Reflorestadora Ltda, Sopagro Agroflorestal Ltda e Rio D' Areia Agroflorestal Ltda.; (vi) membro do Conselho Fiscal da Companhia e da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. (companhia aberta atuante no setor elétrico) desde abril de 2017. Nos últimos 5 anos, Raimundo Cláudio Batista, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial..

Luis Eduardo Frisoni Jr é administrador de empresas e contador graduado pela EAESP/FGV em 1978 e pela Faculdade Paulo Eiró em 1980. É consultor empresarial independente e agente de governança corporativa atuando principalmente como membro de Conselhos Fiscais. Nos últimos 5 anos além desta exerceu as seguintes funções: (i) Presidente de Conselho Fiscal da Brasiliana Participações S.A. (companhia aberta que tem como objeto a geração e prestação de serviços no setor de energia), de 2018 a 2019) (ii) Membro do Comitê de Auditoria da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. (companhia aberta atuante no setor de distribuição de energia) de agosto a dezembro de 2017; (iii) Presidente de Conselho Fiscal da AES Tietê Energia S.A. (companhia aberta atuante no setor de geração de energia) de 2017 a 2018; (iv) membro do Conselho Fiscal da Eletropaulo Metropolitana Eletrcidade de São Paulo S.A. de 2014 a 2016. De 1988 a 2010 foi sócio da PricewaterhouseCoopers, tendo exercido cargos de direção e coordenação no âmbito nacional e internacional. Luis Eduardo Frisoni Jr. não tem qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.

Advogado societário – atuado com investidores não residentes e residentes, representando, (Proxy Voting) esses investidores em assembleias gerais de companhia listadas na Bovespa, Fundos de Investimentos, CRIs – Certificados de Recebíveis Imobiliários, CRAs – Certificado de Recebíveis Agrônomos. Suporte aos investimentos nos processos de eleições de Conselheiros Fiscais e de Administração conforme instruções de votos recebidas. Manutenção junto às companhias na operacionalização dos novos Boletins de Votos á Distância, de acordo com a instrução CVM n° 561 de 07 de abril de 2015, que alterou a instrução CVM n° 480 de 7 de dezembro de 2009 e instrução CVM n° 481 de dezembro de 2009. Graduado em Direito pela Universidade Paulista, conclusão 2007. Curso Mercados de Capitais GV Law, conclusão 2012. PósGraduação GV Law em Estruturas e Operações Empresariais. Não possui qualquer condenação criminal ou em processo administrativo da CVM e/ou qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de atividade profissional ou comercial qualquer, e declara que não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Instrução CVM nº 301, de 16 de abril de 1999, conforme alterada.
João Henrique Ballstaedt Gasparino é bachareol em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis – FCSF – CESUSC, pós-graduado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET e cursa LLM em Direito Tributário e Contabilidade Tributária com previsão de conclusão em 2019, IBGC – Conselho Fiscal na Prática, com experiência profissional no escritório de advocacia Gasparino, Roman, Sachet, Barros & Marchiori Sociedade de Advogados (2012 – presente) Como sócio responsável pela base do escritório localizada no Rio de Janeiro com atuaão focada na área tributária (assessoria, consultoria e contencioso), estagiário nas Centrais Elétricas de Santa Catarina – CELESC (2007 – 2009) com atuação exclusivamente na área tributária, conciliar voluntário no Juizado Especial Criminal de Florianópolis-SC (06/2006 a 12/2006), como também exerce as atividades de palestrante em Seminário Anual de Temas Tributários e Fiscais da Oi (2016-2017) e na Reunião da Associação Brasileira de Estudos Tributários e Fiscais das Empresas de Telecomunicação – ABETEL. João não possui qualquer condenação criminal ou em processo administrativo da CVM e/ou qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de atividade profissional ou comercial qualquer, e declara que não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Instrução CVM nº 301, de 16 de abril de 1999, conforme alterada.

Robert Juenemann é advogado, graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS, com especialização em Direito Processual Civil pela mesma universidade, pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. Nos últimos cinco anos, além de atuar como advogado na Juenemann Advocacia Empresarial e Familiar SS, exerceu as seguintes funções: (i) conselheiro de administração do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – em seu terceiro e último mandato consecutivo, em um deles sendo coordenador do Comitê de Pessoas e, no atual, membro do Comitê de Auditoria; (ii) membro do Conselho Internacional de Práticas Éticas para a Profissão Contábil e de Auditoria (IESBA), órgão da Federação Internacional dos Contadores e Auditores (IFAC), de 2016 a 2020; (iii) conselheiro fiscal da JBS por indicação do BNDES – 2018; (iv) conselheiro fiscal da Vale – 2017; (v) conselheiro fiscal titular da Eletrobras por três mandatos – 2013 a 2016; (vi) conselheiro fiscal titular da Eternit – 2015; (vii) conselheiro fiscal titular da CELESC – 2013. Adicionalmente é sócio fundador da Juenemann Advocacia Empresarial e Familiar, com atuação nas áreas de direito empresarial, tributário, família, relações do trabalho e governança corporativa, além de especial atenção às empresas familiares, é mediador de conflitos certificado pelo CEDR – Center for Effective Dispute Resolution – Londres, Inglaterra e conselheiro de administração certificado pelo IBGC, na modalidade prova, em março de 2016, tendo sido renovada a certificação em março de 2018. Não possui qualquer condenação criminal ou em processo administrativo da CVM e/ou qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de atividade profissional ou comercial qualquer, e declara que não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Instrução CVM nº 301, de 16 de abril de 1999, conforme alterada..

 

Mário Shinzato é conselheiro fiscal efetivo da Companhia desde janeiro de 2016 e da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. (companhia aberta atuante no setor elétrico) desde abril/2017, exerceu a função de gerente BRGAAP/ Gerente de Projeto do grupo AES Brasil de janeiro de 2008 a julho de 2015. Mário Shinzato não tem qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.

Newton Akira Fukumitsu, além de membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia desde janeiro de 2016 e da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. (companhia aberta atuante no setor elétrico) desde abril de 2017, é Gerente de Soluções Compartilhadas da Arteris S.A., desde agosto de 2014. Nos últimos anos, além desta, exerceu a função de: (i) Gerente de Contabilidade Gerencial da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. e como contador responsável de outras empresas do mesmo grupo econômico, de agosto de 2006 a julho de 2014; (ii) Gerente de Contabilidade da Elektro – Serviços de Eletricidade S.A., de junho de 1998 a junho de 2006; (iii) Conselheiro Fiscal titular da Fundação CESP de março de 2007 a julho de 2014; (iv) Conselheiro Fiscal titular da Fundação do Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento de janeiro de 2001 a junho de 2006; e (v) Representante suplente da Elektro Eletricidade e Serviços S.A. no Comitê de Investimento da Fundação CESP de janeiro de 2003 a dezembro de 2005. Newton Fukumitsu não tem qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.

Raimundo Cláudio Batista é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais e MBA em Controladoria pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeira (FIPECAFI). Atualmente é: (i) sócio da Domingues Sociedade de Contadores desde 2015 e também da B.TAX Consultoria Fiscal Financeira desde 2012; e (ii) associado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, seção Paraná, desde 2016; (iii) associado e membro do Conselho Fiscal do IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, para a gestão 2017 e 2018; (iv) membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia desde abril de 2017; e (v) membro do Conselho Fiscal da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. (companhia aberta atuante no setor elétrico) desde abril de 2017 . Foi sócio de consultoria tributária da Deloitte Touche Tohmatsu (auditoria e consultoria) de 2002 a 2012. Anteriormente sócio de consultoria tributária da Arthur Andersen. Nos últimos 5 anos, Raimundo Cláudio Batista, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Eraldo Soares Peçanha é contador e administrador de empresas formado pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro e atua como consultor nas áreas de governança corporativa, controladoria, processos e sistemas contábeis e financeiros. Nos últimos 5 anos atuou como membro efetivo do Conselho Fiscal na CADAM e Suzano (2017), suplente na CCR, Tupy e Ouro Fino Saúde Animal. Adicionalmente, atuou como conselheiro fiscal efetivo na JBS, Net, Vale, Net Serviços de Comunicação e Ideiasnet (companhias abertas) e Ferrovia Centro Atlântica, Itá Energética e Officer Distribuidora Prod. Tecnologia (companhias fechadas), bem como nas entidades de previdência privada fechada das empresas onde trabalhou. Não possui qualquer condenação criminal ou em processo administrativo da CVM e/ou qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de atividade profissional ou comercial qualquer, e declara que não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Instrução CVM nº 301, de 16 de abril de 1999, conforme alterada.

 

A Diretoria Executiva é composta por sete membros, incluindo o presidente. Os membros da Diretoria Executiva desempenharão suas funções de acordo com o objeto social da Companhia, conduzindo normalmente os negócios e operações com estrita observância das disposições do Estatuto Social, das decisões das Assembleias Gerais de Acionistas e do Conselho de Administração.

Nome Cargo Data de Eleição Data de Posse Prazo de mandato Foi eleito pelo controlador
Clarissa Della Nina Sadock Accorsi Diretora Presidente / Diretora Vice-Presidente e de Relações com Investidores (interina) 09/12/2020 (CEO) e 06/12/2018 15/01/2021 (CEO) e 17/12/2018 17/12/2021 Sim
Alessandro Gregori Filho Diretor Vice-Presidente 05/11/2020 06/11/2020 17/12/2021 Sim

Clarissa Della Nina Sadock Accorsi é Diretora Presidente desde 15 de janeiro de 2021 e acumula a função de Diretora Vice-Presidente e de Relações com Investidores da Companhia (que ocupa desde 2017) até que um substituto para o cargo de Diretor Vice-Presidente e de Relações com Investidores seja posteriormente designado pelo Conselho de Administração. É graduada em Economia pela Faculdade Cândido Mendes, possui MBA em Finanças pela COPPEAD/UFRJ e curso de extensão em Finanças pela Darden School of Business – University of Virginia (EUA). Nos últimos cinco anos ocupou, além das funções já citadas, a posição de (i) Diretora de Planejamento Financeiro e Estratégico da (a) Companhia; (b) AES Eletropaulo; (c) AES Sul; e (d) AES Uruguaiana Empreendimentos S.A., de junho de 2015 a outubro de 2017; e de (ii) Diretora de Tesouraria e Relações com Investidores da (a) Eletropaulo; (b) Companhia; (c) AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S.A.; e (d) AES Uruguaiana Empreendimentos S.A., de agosto de 2008 a junho de 2015; e de (iii) membro suplente do Conselho de Administração da Companhia e da AES Elpa. Não possui qualquer condenação criminal ou em processo administrativo da CVM e/ou qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de atividade profissional ou comercial qualquer, e declara que não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da Instrução CVM nº 301, de 16 de abril de 1999, conforme alterada.

Carlos Renato Xavier Pompermaier é advogado, graduado em Direito pela Universidade de São Paulo e especialista em Mercado de Capitais pela mesma Universidade, com mestrado (LLM) pela King’s College da Universidade de Londres. É Diretor Jurídico e de Compliance do Grupo AES Brasil desde agosto de 2015. Anteriormente ocupou as seguintes posições: (i) conselheiro de administração suplente da AES Elpa S.A. de abril de 2017 a novembro de 2019 e da AES Tietê Energia S.A. de abril de 2018 a julho de 2019; (ii) Diretor Jurídico da Cielo S.A. (companhia aberta) de 2008 a 2015; (iii) Diretor Jurídico da Nokia do Brasil Tecnologia Ltda. de 2006 a 2008; e (iv) sócio de Theodoro Carvalho de Freitas Advogados Associados entre 1997 e 2006. Nos últimos 5 anos, Carlos Pompermaier, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

O Conselho de Administração, para o melhor desempenho de suas funções, constituiu comitês de assessoramento para suporte no acompanhamento e deliberação de assuntos específicos, os quais são compostos por membros do Conselho, preferencialmente independentes, e, quando se entender necessário, especialistas externos.

Os Comitês adotam regimento interno próprio, aprovado pelo Conselho, por meio do qual são definidas suas atribuições, composição e forma de atuação. Além disso, os membros dos Comitês se sujeitam aos mesmos deveres dos conselheiros, conforme estabelecidos no Regimento Interno do Conselho de Administração, no Estatuto Social e regulamentação em vigor.

Em Julho de 2017 o Conselho de Administração da Companhia constituiu o Comitê de Remuneração de Pessoas para assessoramento em assuntos relacionados à remuneração dos administradores, metas e plano de sucessão do Diretor Presidente, identificação e avaliação de pessoas aptas a se tornarem membros da Diretoria Executiva, dentre outras competências. O Comitê deve ser composto por 3 membros, dentre eles um conselheiro independente e um especialista em Recursos Humanos.

Nome Cargo
Ricardo Bull Silvarinho Membro - Especialista em recursos humanos
Franklin Lee Feder Membro - Conselheiro Independente
Alberto de Miranda Santos Membro - Especialista em recursos humanos

O Comitê de Sustentabilidade tem a missão de assessorar o Conselho de Administração na integração da sustentabilidade ao processo de gestão da companhia. O órgão propõe a estratégia e metas e também acompanha a execução das iniciativas da companhia, considerando os impactos positivos e negativos nas dimensões social, econômica e ambiental.

Nome Cargo
Clarissa Della Nina Sadock Accorsi  Presidente do Comitê
Adriana Roccaro  Membro
Anderson de Oliveira  Membro
Franklin Lee Feder  Membro
José Antonio Martins  Membro
Julian Jose Nebreda Marques  Membro
Ricardo Voltolini  Membro
Rodrigo de Brito Porto Membro
Rodrigo Sanchez D'Elia  Membro
Rogério Pereira Jorge  Membro
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